Eu, Deficiente


Nasci de um jeito
Um Jeito especial
Eu tenho síndrome de down

Eu não sou alérgico
Eu não sou patético

Eu sou paraplégico

Eu não consigo te dar um abraço
Eu não consigo dar laço
Eu nasci sem meus braços.

sim, somos diferentes
Somos deficientes
Mas também somos gente!


Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
SANTA Mª DA BOA VISTA, PE, Brazil
Sou muito simples. Gosto de amizade sincera. Adoro o Deus que sirvo e amo minha família. Tenho Licenciatura em geografia desde 2000. Concluir minha pós em 2004 na área de Psicopedagogia, Sou concursada como professora de 1ª a 4ª e como professora de 5ª a 8ª em Geografia. Tenho experiência de 4 anos na Biblioteca Municipal da minha cidade. Trabalho como professora de educação Especial desde 1996, sou pioneira da área de educação Especial de santa Maria da Boa Vista.Atualmente, faço Atendimentos de AEE Infantil para 10 alunos de 3 a 9 anos, matriculados no Ensino Regular. Hoje posso dizer que realmente achei meu lugar, profissionalmente falando: Sou professora de Educação Especial com orgulho!!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

ASPECTOS TRABALHADOS COM OS ALUNOS: LINGUAGEM

A atividade de comunicação é indispensável ao ser humano e aos animais. Existem diversos meios de comunicação:
- entre os animais:
a dança das abelhas, os odores, as produções vocais (como no caso das aves)
- entre os homens:
a dança, a pintura, a mímica, os gestos, os sinais de trânsito, os símbolos, a linguagem dos surdos-mudos, a dos deficientes visuais, a linguagem computacional, a linguagem matemática, as línguas naturais, etc.
De um modo geral, dá-se o nome de linguagem a todos os meios de comunicação. Ouve-se falar, então, em linguagem animal e linguagem humana, em linguagem não-verbal e linguagem verbal. O termo é comumente empregado à aptidão humana que consiste em associar os sons produzidos pelo aparelho fonador humano a um conteúdo significativo e utilizar o resultado dessa associação para a interação verbal. Fala-se, pois, em linguagem verbal.
O termo linguagem é muito amplo. As línguas naturais (português, inglês, etc) são manifestações desse algo mais geral, mais amplo. Assim, via a linguagem, Saussure, o linguista genebriano. Para ele, a linguagem abrange duas partes: a língua e a fala, e era a primeira o seu objeto de estudo; embora, reconhecesse a interdependência entre elas.
Enquanto sistema de signos, a linguagem é um código. O código é um conjunto de signos sujeitos a regras de combinação e é utilizado na produção e na compreensão de uma mensagem. O signo é compreendido por:
- significante: veículo do significado (parte perceptível, sensível)
- significado: o que se entende quando se usa o signo (parte inteligível).
Os linguistas compreendem o processo de comunicação numa composição de seis elementos: emissor (remetente) - envia a mensagem.
receptor (destinatário) - recebe a mensagem.
mensagem - informação veiculada.
código - sistema de signos utilizados para codificar a mensagem.
contexto (referente) - aquilo a que a mensagem se refere.
contato (canal) - veículo, meio físico utilizado para transmitir a mensagem

Nenhum comentário: