Eu, Deficiente


Nasci de um jeito
Um Jeito especial
Eu tenho síndrome de down

Eu não sou alérgico
Eu não sou patético

Eu sou paraplégico

Eu não consigo te dar um abraço
Eu não consigo dar laço
Eu nasci sem meus braços.

sim, somos diferentes
Somos deficientes
Mas também somos gente!


Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
SANTA Mª DA BOA VISTA, PE, Brazil
Sou muito simples. Gosto de amizade sincera. Adoro o Deus que sirvo e amo minha família. Tenho Licenciatura em geografia desde 2000. Concluir minha pós em 2004 na área de Psicopedagogia, Sou concursada como professora de 1ª a 4ª e como professora de 5ª a 8ª em Geografia. Tenho experiência de 4 anos na Biblioteca Municipal da minha cidade. Trabalho como professora de educação Especial desde 1996, sou pioneira da área de educação Especial de santa Maria da Boa Vista.Atualmente, faço Atendimentos de AEE Infantil para 10 alunos de 3 a 9 anos, matriculados no Ensino Regular. Hoje posso dizer que realmente achei meu lugar, profissionalmente falando: Sou professora de Educação Especial com orgulho!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

APLICATIVO DO IPHONE (VOCAL ZOO) NA REABILITAÇÃO COGNITIVA


O nome do aplicativo é Vocal Zoo, nele você encontra o som de 24 animais, dentre eles, sons bastante conhecidos como latidos, miados e mugidos até sons bem peculiares como o do pavão, do peru e do cisney.

A imagem do animal (abaixo), infelizmente, não foi pensada para pessoas com acuidade visual deficitária, mas o som é bem audível, o que torna o aplicativo uma ferramenta muito boa para trabalhar atenção, memória e até linguagem (nomeação, fluência…).

Quer saber como? Vamos lá…

1. O cliente pode reconhecer o som, nomeando o animal.

2. Você pode pedir que ele vá escrevendo uma lista de palavras (todas as que vierem na cabeça só não pode o nome de animais), e quando ouvir o sim, escrever o nome do animal. Dependendo o que você queira estimular ou trabalhar, pode pedir que ele escreva uma característica do animal, ou ainda, pode dificultar esta tarefa dando “play” no som quando ele começar a escrever a palavra (notei que isso é uma bela tarefa de memória sensorial e atenção dividida).

3. Pode mostrar ao cliente cartões com o nome dos animais e pedir que ele os coloque na sequência depois da emissão dos sons (comece com 2 e vá até 7).

4. Ainda com os cartões, pode pedir para que o cliente escute o som e só pegue os cartões com o nome dos animais que tenham: pena, que vivam na fazenda, que se encontra em um zoológico. Enfim, existem muitas possibilidades…

5. Usar o som de animais desconhecidos pode ser um bom exercício também. Apresente o som de animais como o pavão, o cisney e o camelo. Treine com seu cliente a diferença entre eles e depois faça uma atividade para reconhecimento. Dica: use no máximo 4 sons diferentes e, lembre-se de graduar a atividade!!

Atividades como esta, nos fazem perceber quais as estratégias que nossos clientes costumam usar para memorizar, como anda a atenção dividida dele ou a linguagem… tudo depende do que você deseja observar e qual o objetivo da atividade e da terapia.


Ana Katharina Leite.

Nenhum comentário: